Categorias
🚀 Cases

Como ajudamos a Algar Telecom a ter mais eficiência no portal

A Algar Telecom é uma empresa do grupo Algar que atua no setor de Telecom e TI há mais de 60 anos com dois objetivos principais: manter um relacionamento próximo com os nossos clientes e oferecer serviços de alta qualidade. 

A versão anterior do site foi criada em 2014 foi atualizada em 2018 quando a Ene Soluções assumiu a responsabilidade sobre o portal,  junto com os times internos da Algar, e trouxe uma nova visão de estrutura.

Sistema de componentes

O portal possui uma estrutura consideravelmente complexa e composta por várias páginas e aplicações. Para otimizar os processos, decidimos implementar uma estrutura baseada em componentes.

Mas afinal, o que é um componente?

Basicamente, o componente é uma “peça” reutilizável, que pode ser facilmente substituída por outra coisa que implementa a mesma API, que pode ser implementada independentemente, e que encapsula um conjunto coerente de comportamentos e responsabilidade na estrutura. Ou seja, uma página é construída utilizando a junção de vários componentes.

Baseado nesse ponto de vista, é muito mais inteligente e ágil pensar na evolução dos componentes, do que em criar uma “nova página”.

Atomic Design

Atomic Design foi criado em 2013 por Brad Frost e se baseia na química para criar uma metodologia em que os componentes são aplicados ao design de interfaces. Ele divide os componentes em átomos, moléculas, organismos, templates e páginas.

Baseados nessa metodologia, foram criados os primeiros componentes. Nesse momento, definimos as cores, as fontes incluindo peso e tamanho, espaçamentos horizontais e verticais, e todos os elementos básicos “átomos” que poderiam compor uma molécula.

Moléculas

Por mais que pareça simples um componente, a responsividade faz com que eles sempre possuam uma certa complexidade.

Banner

Um dos componentes mais importantes, o banner, utilizado na home da maioria das páginas do portal, parece simples por se tratar de uma imagem, porém ele precisa atender uma série de requisitos.

  1. As imagens precisam ser “responsivas” ou seja, precisam ser pensadas para que sua leitura e visualização sejam preservadas independente da resolução do dispositivo do usuário.
  2. As promoções precisam estar atreladas ao banco de dados do CRM 
  3. O portal identifica a localização do usuário e apresenta apenas os banners e ofertas destinadas àquele público específico.
  4. Ele funciona em sistema de carrossel com tempo pré determinado mas o usuário tem a opção de avançar ou pausar a qualquer momento.

Tem a opção de inserção de links para redirecionar o usuário.

Componente Insight

Outro componente muito utilizado, praticamente em todas as páginas, é o componente nomeado de Insight. Recebeu esse nome pela sua versatilidade de uso. Atualmente um dos componentes mais plásticos do portal. 

Nele você tem a opção de inserir uma tag de título, um título, uma descrição, um CTA, texto legal, um link, uma imagem de background e uma imagem sobreposta ao background. Além disso, você pode definir se a imagem ou texto estarão no lado esquerdo ou direito do componente. Isso facilita a liberdade criativa na hora de utilizar esse componente em alguma pagina. 

Para garantir que a imagem de background funcione corretamente, travamos a altura do componente em 650px no desktop, mas deixamos a altura adaptável no mobile.

Cards de oferta

Os cards de ofertas são os componentes mais importantes do portal pois são os responsáveis pelo índice de conversão. É no card que o usuário avalia as informações mais relevantes da oferta e consegue adquirir seu produto.

Todas essas informações vêm do banco de dados do CRM e por isso precisam atualizar de forma automática sempre que surgem novas ofertas. 

Devido a quantidade variável de cards que podem ser apresentados, definimos que seria mais viável a apresentação em carrossel. Todos os cards de oferta direcionam o usuário para o checkout e por isso, pensamos de forma estratégica ao apresentar as informações dentro do card.

Construção das páginas

Agora que temos um sistema de moléculas e que juntas formam outros componentes, fica fácil construir uma página.

Depois de trabalhar o conteúdo e priorizar as informações, podemos visitar nosso banco de componentes e escolher os que mais fazem sentido para determinados tipos de informação.

Atualmente, a home do portal de varejo é composta por 8 componentes.

Conclusão

Com nossos profissionais alocados em diversos times dentro da Algar Telecom, aumentamos consideravelmente o nível de entregas relacionadas ao portal em todos os sentidos. Trazendo alguns pontos importantes como: 

  1. Garantia de padronização do layout e funcionamento das páginas. 
  2. Agilidade no processo de concepção e desenvolvimento.
  3. Estrutura dinâmica com liberdade criativa.
  4. Sempre em beta, ou seja, pode receber melhorias contínuas. 

Com isso, concluímos que a evolução é sempre contínua se tratando de usabilidade e tecnologia. Quando se pensa dessa forma o produto final beneficia não só os clientes Algar, em termos de negócio, mas também, todos os StakeHolders envolvidos no processo em termos de operação, trazendo eficiência e dinamismo para melhorias e testes necessários para evolução do portal.

()

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *