O Conselho de Usuários é um órgão consultivo, com participação de clientes, para orientar, analisar e avaliar os serviços e a qualidade do atendimento oferecido, além de sugerir melhorias nos mesmos.
A cada 3 anos são criadas novas eleições para definir os representantes, tanto em pessoas físicas quanto jurídicas, e a Algar Telecom nos convidou para desenvolver essa estrutura de votações.
Desafios
O prazo para design e desenvolvimento da estrutura era relativamente curto considerando a complexidade das solicitações do edital.
Estudos e soluções eficientes
A princípio analisamos a solicitação e decidimos que deveríamos transformar essa demanda pontual em um produto que pudesse ser utilizado em votações futuras.
Como já existia uma página de Conselho de Usuários, nossa sugestão foi o acréscimo de botões que direcionassem o usuário para uma nova landing page onde pudéssemos apresentar todas as fases do processo.
Para cumprir o cronograma, o projeto foi dividido em 3 etapas, desde o cadastro de candidatos, lista para votação e apresentação dos resultados.
Além disso, foi herdada a estrutura de uma LP e de um MVP que já haviam sido criados, desenvolvidos e testados previamente. Assim conseguimos otimizar o processo de desenvolvimento e manter a qualidade da entrega.
Fase 1 – Landing Page para cadastro de candidatos.
A landing page apresenta um banner de boas vindas e convida o usuário a fazer seu cadastro de candidato.
O fluxo de cadastro era composto por três passos:
- O candidato define a macrorregião e tipo de candidatura (CPF, CNPJ, Entidade integrante do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor SNDC e Entidade sem fins lucrativos que atue na defesa dos interesses do consumidor ou no setor de telecomunicações), aceita os termos e edital das eleições.
- Preenche os dados solicitados com um breve resumo da trajetória profissional.
- Faz a revisão dos dados para concluir seu cadastro de candidato.
O período de cadastro foi de 04 a 08/07 de 2022.
Fase 2 – Apresentação da lista de candidatos e votação.
A lista de candidatos foi publicada em 25/07 e ficaria disponível até 01/08 quando seria liberado o processo de votação com prazo até o dia 12/08.
Para votar, o usuário precisa indicar sua macrorregião e escolher um candidato de cada categoria.
O edital exigia que os candidatos fossem apresentados em ordem alfabética e para melhorar a experiência, foi inserido um campo de busca para facilitar que o usuário pudesse encontrar seu candidato específico. Além disso, ele tem a opção de votar em branco na categoria ou desmarcar um candidato já escolhido para escolher outro candidato.
Após escolher os candidatos, o votante informa seu nome completo, CPF e data de nascimento, aceita as políticas de políticas de privacidade e conclui a votação.
Fase 3 – Apresentação dos mais votados e lista de novos membros do conselho.
A landing page apresenta entre 05 a 12/09 a lista de todos os candidatos por ordem de quantidade de votos, além dos possíveis suplentes. Basta o usuário escolher sua macrorregião para ver os resultados. Ela também informa o e-mail caso o candidato queira enviar algum recurso.
Após o dia 12/09 os usuários conseguirão ver apenas os candidatos que se tornaram os novos membros do conselho e a lista de possíveis suplentes.